A glass of wine
 

AVEPOD

O Vinho do Porto foi desde o seu começo dominado pelas Companhias que detinham o poder central da Comercialização do Vinho do Porto.


A situação acentuou-se em 1926 com a criação de um entreposto "único e privativo dos Vinhos do Porto" em Vila Nova de Gaia, que atribui a exclusividade de toda a exportação aos negociantes. Assim, os produtores ficavam impedidos de beneficiar do fruto do seu trabalho pois apenas tinham a opção de vender a sua produção a Gaia.


Luís Roseira, um grande nome do Vinho do Porto, lutou para assim contornar a burocracia imposta pela legislação. Foi em 1979 que se inscreveu como o primeiro "produtor engarrafador", podendo, na altura, apenas atuar no mercado interno. Logo de seguida aperece então o primeiro Vintage engarrafado no Douro, Quinta do Infantado Vintage 1978!


Ao longo dos anos, a Quinta do Infantado foi capaz de mobilizar um número crescente de produtores que não baixaram os braços. Assim nascia em 1986 a Associação dos Produtores Engarrafadores de Vinhos do Porto e Douro, AVEPOD, obtendo, após grande esforço, os mesmos direitos dos restantes agentes comerciantes. Assim acabava a exclusividade do Entreposto de Gaia.


A AVEPOD esforça-se hoje por dar a conhecer os vinhos do Douro e Porto de Produtores engarrafadores que se distinguem dos vinhos comerciais pela sua "qualidade diferenciada". Estes produtores são de facto "a Alma e o Rosto do Douro, da Lavoura".

 

Formulário de Inscrição

+351 962 381 939

R. da Fonte Taurina 89, 4050-270 Porto, Portugal

  • Google Places
  • Facebook
  • Instagram