LADO - Quintas - Dona Leonor1.jpg

Quinta Dona Leonor

Ficha Produtor

Quinta/s: Quinta Dona Leonor, Quinta da Serra

Hectares:  13 ha

Enólogo/s: Jorge Nogueira

Fundação: 2000

Castas: Touriga Nacional,Tinta Roriz,Touriga Franca e Barroca,Rabigato,Viosinho,Gouveio e Arinto.


A Quinta de Dona Leonor tem uma identidade familiar de várias gerações e fica situada numa meia-encosta do vale de Remostias. É crível que o nome Remostias seja também áspero, ou dissonante, a ouvidos estranhos á região e ao lugar. Mas há velhos documentos que se referem a Remostias, nome que por abrandamento silábico veio a dar o actual Remostias.

Outros documentos dizem que esta Quinta, de média dimensão pertenceu aos Frades do Convento de Salzedas os quais eram senhores de outros bens em Terras de Penaguião.

No Século XIX a Quinta foi adquirida pela família Braz Fernandes. Na segunda metade do mesmo século estava na posse de três irmãs que toda a vida permaneceram solteiras pelo que a Quinta era conhecida pela Quinta das Meninas, donas e senhoras de uma casa agrícola onde pontificava a irmã mais velha a Leonor que, sendo a matriarca, era também a governanta da casa.

Na primeira metade do século XX a Quinta ficou , em testamento, na posse da sobrinha Maria do céu Braz Fernandes. Pertencendo actualmente aos seus herdeiros Carlos Fernando Braz de Magalhães, e seus filhos António Carlos Almeida Braz de Magalhães, e Pedro Manuel Almeida Braz de Magalhães.​

Enoturismo:  Não

Alojamento local:   Não

Morada e contactos:

Casa de Remostias - Lugar de Remostias
5050-204 Peso da Regua

Tel: +351 936 351 297

qdlagricola@gmail.com